terça-feira, 29 de março de 2011

III Meditação – Jesus no Jardim das Oliveiras (III de IV)

III Meditação (III de IV) 
Jesus no Jardim das Oliveiras


Consideremos no horto abandono de Seus discípulos. Jesus, oprimido pelo sofrimento como que necessitando de um socorro, levanta-Se e dirige-Se ao lugar onde mandou a Seus discípulos que esperassem. É bem terrível vermo-nos sós no meio de sofrimentos atrozes! Mas os discípulos dormem. Oh! como devemos contar pouco com os homens ainda que sejam nossos amigos!

Os discípulos dormem; não puderam acompanhar o seu divino Mestre durante uma hora... Judas, porém o traidor, aproveita aquela hora para entregar Jesus aos seus inimigos. Como são diligentes e ativos os homens sob o influxo do espírito maligno!...

Vigiai e orai para não sucumbirdes à tentação, disse Jesus aos Seus discípulos, como que repreendendo-os docentemente: “Já que não pensais em Mim, pensai ao menos em vós, porque o espírito mau está de vigia e a carne ou a criatura humana é fraca”.

Fracos somos nós também, Senhor, e bem reconhecemos os benefícios que nos dispensais. Aceitai, ó Jesus, a nossa ação de graça e ouvi benigno as nossas súplicas para podermos resistir as tentações.

Ação de graças

Meu Deus é a Vós que devo o ser e a vida, o corpo e a alma:
Todos: Meu Deus, eu Vos agradeço todos os Vossos benefícios.

É a Vós Senhor, que eu devo a vida sobrenatural que me faz Vossa filha, herdeira do céu:
Todos: Meu Deus, eu Vos agradeço todos os Vossos benefícios.

É a Vós, Senhor, que eu devo todas as graças necessárias à minha santificação e todos os Sacramentos:
Todos: Meu Deus, eu Vos agradeço todos os Vossos benefícios.

É a Vós Senhor, que eu devo os Anjos e Santos meus protetores, especialmente a minha Mãe do céu:
Todos: Meu Deus, eu Vos agradeço todos os Vossos benefícios

Meu Deus, dignai-Vos aumentar o meu reconhecimento, para poder repetir com um mais vivo sentimento de gratidão:
Todos: Meu Deus, eu Vos agradeço todos os Vossos benefícios.

Atos de súplica

Meu Deus, eu creio em Vós, mas aumentai a minha fé, tornai mais firme a minha esperança e mais ardente o meu amor por Vós:
Todos: Jesus ouvi a minha oração.

Meu Deus abençoai os meus pensamentos, as minhas palavras e as minhas ações:
Todos: Jesus ouvi a minha oração.

Meu Deus abençoai a minha família, preservai-a do pecado e socorrei-a em suas necessidades espirituais e temporais:
Todos: Jesus ouvi a minha oração. 

Meu Deus abençoai o Soberano Pontífice, os Bispos, os Sacerdotes e os fiéis de toda a Igreja Católica:
Todos: Jesus ouvi a minha oração. 

Meu Deus suscitai vocações sacerdotais e religiosas, convertei os pecadores, aumentai o fervor dos justos e assisti aos moribundos:
Todos: Jesus ouvi a minha oração. 

Meu Deus aliviai as almas do Purgatório, particularmente as almas dos meus parentes, benfeitores e amigos:
Todos: Jesus ouvi a minha oração.

(Oração retirada do livreto: Venha a nós o Vosso Reino, manual de piedade para as alunas das irmãs missionárias do Sagrado Coração de Jesus, 1959, com imprimatur)