domingo, 11 de julho de 2010

Súplica ao Sagrado Coração de Jesus

Súplica ao Sagrado Coração de Jesus


Ó amado Jesus meu, que prometestes atrair a Vós os corações dos homens, depois de haverdes sido levantado na Cruz; aqui tendes o meu pobre coração, que profundamente comovido com a vista da Vossa Paixão e morte, não pode por mais tempo resistir-Vos: atraí-o, pois, todo inteiro para Vós, e abrasai-o no Vosso amor.

Ó dores, ignominias, morte e amor do meu Jesus, gravai-vos indelevelmente em meu coração!e nunca de minha memória se aparte a Vossa lembrança saudável, para que incessantemente me sinta abrasado e consumido pela ardente caridade do meu divino Redentor.

Volvei, ó Eterno Pai, os Vossos olhos compassivos para o Vosso Filho, morto por meu amor, e, pelos Seus infinitos merecimentos, sede-me propício.

Não desanimes alma minha, a vista de teus enormes pecados; foi o próprio Deus, quem, para nos salvar, enviou ao mundo o Seu Unigênito Filho; e Este, para expiar as nossas culpas, voluntariamente Se ofereceu em sacrifício. Ah! meu Jesus! Já que, para me perdoardes a mim, Vos não poupastes a Vós, volvei sobre mim um daqueles olhares amorosos, que do alto da Cruz me lançastes: sim, olhai-me compassivo, iluminai as minhas trevas, e sobre tudo perdoai-me a ingratidão com que me tenho esquecido da Vossa dolorosa Paixão e do amor que nela me haveis manifestado.

Dou-Vos graças, Deus meu, pelas luzes que me concedeis, fazendo-me conhecer em Vosso corpo, todo chagado, o amor infinito do Vosso coração para conosco.

Ai de mim, Senhor, se ainda agora deixar de Vos amar, ou tiver a desgraça de empregar o meu amor noutro objeto. Fazei que eu possa exclamar, com o Vosso fidelíssimo servo, São Francisco de Assis: "Quero morrer pelo Vosso amor, já que Vós quisestes morrer por amor de mim!"

Ó coração patente e aberto do meu Redentor, morada feliz das almas vossas amantes, permiti que a minha alma encontre em Vós um doce e seguro asilo. Amém.

(Extraída do livro: A Sagrada Família, por um padre redentorista, 1910)

PS: Grifos meus.