domingo, 11 de julho de 2010

AOS DEVOTOS DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

AOS DEVOTOS DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO


Zelosíssimo Doutor da Igreja, glorioso Santo Afonso, eu N..., ainda que indigno de ser vosso servo; animado, contudo, pela vossa grande bondade e pelo desejo de servir-vos, a vós me consagro especialmente, depois de Maria, na presença da Santíssima Trindade, do meu Anjo da guarda e de toda a Corte Celeste, e reconheço-vos por meu Pai, Mestre e Patrono e proponho firmemente servir-vos sempre e fazer quanto possa para que dos mais também sejais servido.

Suplico-vos pois pelo amor que tiveste a Jesus e a Maria, que me admitais no mero de vossos devotos e me protejais, como a servo vosso. Alcançai-me a graça de vos imitar em vossas virtudes e de caminhar pelas verdadeiras sendas da perfeição cristã. Obtende-me dum modo especial o desapego das criaturas, e uma terna e constante devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Santíssima, o espírito de oração e um ardente zelo pela salvação da minha alma.

Aceitai a modesta oferenda, que de mim mesmo vos faço, em prova do filial amor que vos consagro: assisti-me em todo o tempo da minha vida, particularmente na hora da minha morte, a fim de que, depois de vos haver honrado e servido na terra, mereça ir gozar convosco no céu por toda a eternidade. Amém.

Jaculatória

Fazei, ó meu glorioso protetor, que eu, em todas as minhas necessidades, recorra a Maria.

Nove invocações a Santo Afonso

- Ó zelosíssimo Doutor Santo Afonso, alcançai-me uma fé viva em tudo o que ensina a Santa Igreja de Roma, e uma luz divina que me dê a conhecer a vaidade dos bens da terra e da formidade de meus pecados. Gloria P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma esperança firme de conseguir de Deus, em virtude dos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, por intercessão de Maria Santíssima e pela vossa, o perdão de meus pecados, a perseverança final, e a glória eterna. Glória P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma ardente caridade para com Deus, pela qual me desprenda das coisas criadas e de mim mesmo, para que O ame só a Ele, e me empregue todo em promover a Sua glória. Glória P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma perfeita conformidade com a vontade de Deus, para que aceite resignado as dores, os desprezos, as perseguições, e a perda dos bens, da honra, dos parentes, e finalmente a morte. Glória P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma grande dor dos meus pecados, que me faça chorar constantemente os agravos que tenho feito ao meu Deus. Glória P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma verdadeira caridade para com o meu próximo, que me leve a fazer bem aqueles mesmos que me têm ofendido. Glória P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me a santa pureza, e a graça de resistir as tentações impuras, invocando os Santíssimos Nomes de Jesus e de Maria. Glória P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me uma terna devoção à Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao Santíssimo Sacramento e a minha amável Mãe, Maria Santíssima. Glória P., etc.

- Ó zelosíssimo Doutor, Santo Afonso, alcançai-me, sobretudo, a perseverança final, e a graça de pedi-la sempre, especialmente no tempo das tentações, e na hora da minha morte. Glória P., etc.

V. Santo Afonso Maria de Ligório, rogai por nós.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração

Ó Deus, que por meio do bem-aventurado Afonso Maria, Vosso Confessor e Pontífice, inflamado no zelo das almas, fecundaste a Vossa Santa Igreja, com uma nova ordem religiosa; nós Vos rogamos que, ilustrados pelos seus salutares conselhos, e fortalecidos pelos seus exemplos, possamos felizmente chegar a gozar-Vos. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

(Extraído do livro: A Sagrada Família por uma padre redentorista, 1910)