sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

CRIANÇA E BULLYING NA FÉ


Hoje muito se fala de Bullying infantil, vamos ver o que significa. Bullying é uma palavra de origem inglesa que significa “intimidação” e essa intimidação se dá no campo físico e psíquico.

E como reagir quando a criança sofre esse tipo de intimidação no campo de sua Fé? Farei alguns apontamentos:

1.º — O mundo sempre nos fará guerra.

Será que os pais educam os filhos com essa percepção de vida? Filhos do mundo e filhos da Luz. O mundo que sempre nos fará guerra, que os filhos de Deus serão perseguidos; que estamos numa guerra e que, como soldados devemos combater? Isso prepara as crianças para enfrentarem com mais vigor as intimidações.

2.º — Excesso de proteção.

É nato nos pais quererem proteger seus filhos das dores, humilhações, etc., mas até que ponto isso ajudá-los-á a serem católicos fortes e destemidos? tratou-se com os filhos sobre a importância de algumas virtudes como a fortaleza, paciência nas provas, sobre o valor que possuem por serem soldados de Cristo?

3.º — Cristão é bom mas não é otário.

Existe uma concepção errônea de que, todo cristão deve aceitar as intimidações de forma passiva e dizer "amém" para tudo. Não. Ser cristão não significa ser otário, logo, os filhos devem saber que não estão obrigados a se calarem diante de alguma chacota por sua Fé. Devem saber bem o catecismo para ter respostas na ponta da língua. Isso não significa que ficarão debatendo, não é isso, mas que coloquem o adversário com os "rabinhos entre as pernas" por uma única vez e se afastem dele.

4.º — Verificação do ambiente.

Se numa escola, curso ou outro lugar, a criança sofre constantes intimidações em sua Fé, os pais devem conversar com os superiores do local com autoridade, ameaçá-los se for o caso e retirar os filhos de lá.

5.º — Conversa e confiança.

Os pais precisam conversar sempre com os filhos, ganharem a confiança deles, para saberem o que se passa na vida de seus filhos. Pais ausentes e que não ganham a confiança dos filhos não saberão de suas intimidades e das lutas que passam na vida social, e... tendem a perder seus filhos para os "intimadores".

Letícia de Paula
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...