sábado, 12 de novembro de 2016

CRIANÇA E ROTINA



"Onde há excesso há erro".

Essa frase é condutora também na educação dos nossos filhos. 

A criança tem muita energia, mas o excesso de atividades pode lhe trazer estafa física e mental. Impôr que a criança esteja cada vez mais cedo nas escolas (como tem feito o Estado) e cumpra uma rotina escolar só serve para definhar a vivacidade dos pequenos, pois ficam confinados num ambiente que não lhes é familiar e, na maioria das vezes, aprendendo a serem "ocos". Toda a criatividade, anseio pelo novo -- nato da criança -- se perde em bagatelas escolares nada produtivas.

Da mesma forma que não impôr rotina nenhuma lhe traz propensão à preguiça e ao comodismo.

É importante entender que, cabe aos pais, ensinar aos pequenos a ordenar o dia. Tudo tem seu tempo debaixo dos Céus. Hora de comer, brincar, ler, rezar, descansar, silenciar, falar, enfim... mas deve ser feito mediante a idade das crianças que ainda estão em desenvolvimento e necessitam descansar mais que os adultos.

Segue algumas dicas práticas:

______________

1. Até seus 3 anos é normal a criança querer dormir à tarde. Estimule esse momento com um ambiente propício, música, sem claridade e dengo moderado. (não passar muito mais que 2 horas).

2. Ensinar a criança a acordar e a dormir cedo. 

3. Ter horários certos de alimentação.

4. Determinar horários para algumas orações no decorrer do dia.

5. Ter horários no dia em que a criança esteja livre para fazer o que ela sentir vontade.

6. Não sobrecarregar as crianças com vários tipos de cursos: inglês, artes marciais, informática, canto, piano, latim, balé, etc... a criança precisa ficar algum tempo dentro de casa, curtindo essa fase de criança. Essa rotina externa é própria dos adultos. P.S: algum curso ou outro, tudo bem, mas não todos de uma vez. A criança não é robô.

7. Evitar berçários, pré-escolas e, se possível, fazer o homescholling. Rotina escolar do Estado é péssima.

8. Impôr algumas rotinas, mas sem muita rigidez. Observar o que vai dando maior resultado e mude, se for necessário. 

9. A criança se adapta melhor às rotinas alegres, mesmo que sejam de responsabilidade. Cabe aos pais prepararem tudo com amor e alegria.

10. Evitar todos os tipos de atividades que viciam as crianças como TV, celulares, etc.

Letícia de Paula
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...