sexta-feira, 1 de julho de 2016

O TRIUNFO

Nota do blogue: Acompanhe esse Especial AQUI. Com esse post chegamos ao fim desse belíssimo livro.

A GRANDE GUERRA 
(LE COMBAT DE LA PURETÉ)
PELO
PE. J. HOORNAERT, S.J.

 

O TRIUNFO


Alcançá-lo-emos, dizia Petain.
No pedestal da estátua do infante, em Metz, lê-se esta inscrição: “alcançamo-lo!”
É a história da tua guerra contra as paixões.
Anima-te pensando no: “alcançá-lo-emos”.
Também tu, um dia, exclamarás contente: dia glorioso!… dia glorioso dos vencedores!
Recorda-te dos soldados, ao regressarem da linha de fronte. Haviam lutado e derramado o nobre sangue!
Esqueciam, porém, tudo na apoteose da volta, em meio das entusiásticas aclamações.
Jovem casto, heroico soldado da pureza, também tu és um vencedor.
“Quem triunfa, de si mesmo, é mais valente do que um conquistador de cidades”.
Não sou eu, é a sagrada Escritura que o atesta (Prov. 16-32).[1]
Menino meigo e tão delicado, foste um herói!
A guerra não se faz sem sacrifícios.
Quando se desbasta uma pedra, podem as lascas encravar-se nas carnes, como os estilhaços de granada que os nossos recebiam, e levaram a rir, dizendo: “Não é higiênico… não é saudável”.
Os nossos jovens, nas trincheiras, não recebiam, todos os dias, tortas da mamãezinha, nem confeitos das suas noivas.
Naturalmente!
O sargento de Déroulède respondia ao tímido soldado que inqueria se o combate seria sério.
“Ah! não será uma caçada, está claro!”
E sabes perfeitamente que: “Não são caminhos de rosas os que conduzem à glória!”
Repara, porém, no que fazem os homens para alcançar os louros humanos.
Na epístola aos Pisões, enumera Horácio os sacrifícios que, nos jogos olímpicos, obriga a fazer, a esperança de um triunfo.
“Aquele que, na corrida, se esforça por alcançar a desejada meta assujeita-se desde a infância, a penosos sacrifícios, sofreu muitas coisas.
Suportou o calor e o frio. Absteve-se dos prazeres voluptuosos e do vinho”.[2]
S. Paulo lembra esta semelhança e aproveita-a para incitar a coragem os belos corredores que disputam, não uma coroa mortal mas a eterna.
“Não sabeis? Nas corridas do estádio, todos correm mas um só ganha o prêmio. Correi vós também, para o conquistar. Todo o que deseja lutar abstém-se de tudo; eles por uma fútil coroa, nós por uma imorredoura.
Quanto a mim, também eu corro, não como ao acaso, bato não como açoitando o ar”. (1 Cor. 9-23).
“Não que já tenha eu conquistado o prêmio, ou que já tenha alcançado a perfeição, mas sigo a minha corrida, para procurar alcançá-lo; porquanto eu mesmo já fui conquistado por Cristo. Quanto a mim, irmãos, não me considero como tendo já acabado a conquista. Uma só coisa me preocupa: esquecendo o que fica para trás, atiro-me totalmente ao que está para diante; correr para a meta, para alcançar o prêmio”. (Fil. 3-13).
“Que a alma e o corpo se conservem sem manchas, até ao dia da vinda de N. Senhor Jesus Cristo”. (Tess. 5-23). “Porquanto a nossa leve aflição do momento presente produz, para nós, superior a toda a medida, um peso eterno de glória”. (2 Cor. 4-17).
“Porque julgo que os sofrimentos do tempo presente, não têm proporção com a glória futura”. (Rom. 8-18).
Enfim esta conclusão: “Conheço o coração d’Aquele por quem luto, e a quem me confiei: Scio cui credidi”. (2 Tim. 1-12).
“Combati o bom combate… e agora só me resta receber a coroa da justiça, que o Senhor me há de dar”. (2 Tim. 4-7).
Se tu combateres o bom “COMBATE DA PUREZA”, se te esforçares nesta “GRANDE GUERRA”, esta será também, para ti, a bela conclusão, ó meu generoso amigo, querido, e muito querido jovem!


LAUS DEO




[1]             A antiguidade pagã tinha a mesma admiração pelas vitórias (então muito raras) da pureza. O casto Scipião teve este epitáfio: “Maxima cunctarum victoria, victa voluptas”. Plutarco, lembrando que Alexandre recusará ter uma entrevista com a mulher, e com as filhas de Dario, acrescenta: É mais nobre e real vencer-se, do que “vencer o inimigo”.
[2]             “Qui studet optatam cursu contingere metam,
Multa tulit, fecitque puer. Sudavit et alsit;
Abstinuit venere et vino”. (v. 412 e seg.).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...