domingo, 10 de abril de 2016

Capítulo I- DEVOTAS PRÁTICAS EM HONRA DOS SANTOS ANJOS DA GUARDA

Nota do blogue: Acompanhe esse Especial AQUI.


Capítulo I

DEVOTAS PRÁTICAS EM HONRA
DOS SANTOS ANJOS DA GUARDA


Em três classes se podem distribuir as práticas de devoção para com os Anjos: práticas cotidianas, práticas semanais e práticas anuais. — Apresentaremos aos nossos jovens as práticas de cada uma dessas classes, procurando, na sua escolha, atender à condição daqueles a quem dedicamos a nossa obrinha.

1 — Rezar de manhã e à noite o “Santo Anjo do Senhor”


Costumam os Congregados de Nossa Senhora implorar-lhe de manhã e à noite a sua celeste proteção com a recitação de três Ave-Marias. É um costume verdadeiramente pio e salutar. Nunca será de mais louvá-lo e inculcá-lo.[1]
Mas, dize-me, ó filho meu, não te parece justo que depois de ter invocado Aquela que qual Mãe te foi dada por Jesus na cruz, invoques também Aquele que Jesus te deu por guarda desde o primeiro instante da tua existência?
Nenhuma oração me parece mais indicada para isto que a que acima mencionamos, e que reproduzimos abaixo:
Anjo de Deus, que sois a minha guarda, e a quem fui confiado por celestial piedade, iluminai-me, guardai-me, dirigi-me e governai-me. Amém.
É uma curta oração, mas rica de sentido e de beleza, e assaz querida dos Santos. S. Luís de Gonzaga, p. exemplo, assim se refere a esta oração em um escrito do seu próprio punho:[2] “Recomendar-te-ás ao teu Anjo da Guarda três vezes por dia de modo especial. De manhã com o ‘Anjo de Deus’, à noite com a mesma oração, assim como também de dia, quando fores visitar os altares da igreja.”
S. Luís é o teu especial patrono, pois o é da juventude em geral. Deves, portanto, imitá-lo. Recitarás, como ele, de manhã e à noite a tua oração ao Anjo da Guarda. E, para imitá-lo ainda melhor, recita-a também todas as vezes que fores à igreja ou em visita ao S.S. Sacramento, ou para assistir a Missa, ou para confessar ou para comungar. O bom Anjo não se fará de rogado, e prontamente te virá em auxílio para te ajudar a cumprir exatamente com esses grandes atos de nossa santa religião.
Sabes, além disso, que ganharás 100 dias de indulgência todas as vezes que, ao menos com coração contrito disseres essa oração, conforme foi concedido pelo sumo pontífice, o papa Pio VI, em Breve do dia 2 de outubro de 1795. — E se todos os dias a recitares, ganharás indulgência plenária no dia da festa dos santos Anjos, a dois de outubro, se também nesse dia a recitares e fizeres visita a qualquer igreja ou público oratório, para rezar pelas intenções do sumo pontífice.
A mais, esta indulgência plenária pode ser ganha “In articulo mortis” por quem para ela esteja disposto e haja recitado a oração com frequência durante a vida.
Mais ainda. O santo padre Pio VII concedeu tal indulgência, plenária, a ser ganha mensalmente, num dia à sua escolha, por quem a haja recitado todos os dias e visitar a igreja e nela rezar como se disse acima.[3]


[1]     Essa flor de inocência e de pureza, de que já falamos acima, e que se chamou Estanislau Kostka, vivia em Roma no noviciado de S. André, quando adotou o seguinte costume, de muito depois igualmente adotado: de manhã, logo ao despertar, e à noite antes de deitar, voltava-se para a Basílica de S. Maria Maior e inclinando-se à beatíssima Mãe de Deus, pedia-lhe que o abençoasse. — Ver Bartoli, Vida do Santo.
[2]     Cepari, Vida de S. Luís, p. II, c. 8. O venerável servo de Deus José Benedito Cottolengo, tão conhecido pela Piccola Casa della Divina Providenza, por ele fundada em Turim, recomendava grandemente aos seus abrigados a devoção dos Santos Anjos. Juntamente com outras práticas, prescreveu também a seguinte, que todos deviam prestar antes de deitar-se: rezar três vezes o “Anjo de Deus que sois a minha guarda”, com os braços em cruz, para que o santo Anjo da Guarda lhes assistisse durante a noite e para que depressa os fizesse levantar de manhã. — Guastaldi, Vida do V. Cottolengo, l. V, c. 13.
[3]     V. Raccolta di orazioni e pie opere, ecc. Roma, ediz. 1898, p. 386.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...