quarta-feira, 13 de abril de 2016

4 — As outras festas dos Santos Anjos — O mês de outubro — O dia aniversário do próprio nascimento

Nota do blogue: Acompanhe esse Especial AQUI.


4 — As outras festas dos Santos Anjos
O mês de outubro
O dia aniversário do próprio nascimento


Três outras práticas ainda ocorrem que soem praticar os devotos dos Santos Anjos, e que merecem ser apresentadas à piedade dos nossos caros jovens. Indico-as aqui sucintamente.
A primeira consiste em celebrar com algum especial obséquio as demais festas dos Anjos, que são, a de S. Miguel Arcanjo a 8 de maio e 29 de setembro, a de S. Gabriel a 18 de março, e a de S. Rafael a 24 de outubro. — E saibam os devotos dos Anjos que as mesmas indulgências da novena da festa dos Anjos da Guarda se podem ganhar nas novenas destas quatro festividades.
A segunda consiste em consagrar todo o mês de outubro aos Anjos da Guarda, da mesma forma que se consagra a N. Senhora o mês de maio.
A terceira, enfim, consiste em lembrar-nos de modo especial, do Santo Anjo da Guarda, no dia do nosso aniversário. E a razão é que esse dia, conforme comum opinião dos teólogos, é também aniversário de um grande ato de caridade do nosso Santo Anjo da Guarda: foi nesse dia que ele começou a exercer junto de nós a sua individual proteção.[1] Assim fazendo, mereceremos do santo Anjo uma especial ajuda no último dia da nossa vida.

[1]     V. S. Tomás I p. q. CXIII a 5 ad 3. Aí ensina, como doutrina provável, que a criança, enquanto no seio materno, tem por Anjo da Guarda o mesmo Anjo de sua mãe. E aduz as palavras de S. Jerônimo já por nós citadas: “Magna dignitas animarum, ut unaquaeque habeat ab ortu nativitatis Angelum sibi deputatum”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...