segunda-feira, 11 de abril de 2016

2 — A 2.ª feira consagrada aos Santos Anjos

Nota do blogue: Acompanhe esse Especial AQUI.


2 — A 2.ª feira consagrada aos Santos Anjos 


Uma outra prática dos congregados de Maria é a de lhe oferecer todos os sábados algum obséquio especial.[1]
Outro tanto costumam fazer todas as segundas-feiras os devotos dos Santos Anjos.
Em sua honra alguns ouvem devotamente a Santa Missa, outros fazem uma obra de caridade qualquer, outros alguma mortificação, ou ainda, recomendam-se com mais fervorosas orações ao seu poderoso amparo.
Poderás imitar aos que assim fazem, marcando, logo após o “Anjo de Deus” da manhã a espécie de obséquio a oferecer-lhe: “hoje (assim podereis dizer a vós mesmos) honrarei o meu bom Anjo invocando-o o mais frequentemente que puder, sendo obediente aos meus pais, aplicando-me ao estudo”, — e assim por diante.
Também esta bela prática está apoiada nos exemplos dos santos e por eles ilustrada.
O B. Pedro Fabro, por exemplo, deixou-nos em seu memorial ou diário espiritual o que segue: “Toda segunda-feira tenho por hábito fazer memória dos Anjos bons. Mas assim como é bom ter devoção para com os Anjos bons e invocá-los, assim também é proveitoso pedir nesse dia o auxílio de Deus e dos mesmos Anjos contra os espíritos malignos, que por tantas formas tentam enganar-nos e perder-nos.”
Enfim é a nossa própria mãe espiritual, a santa Igreja, quem tal nos sugere, quando designa a segunda-feira para o culto dos Santos Anjos, podendo nesse dia, os sacerdotes celebrar a sua Missa e rezar o seu Ofício.


[1]     Para aduzir um exemplo, S. João Berchmans, conhecido pela sua terna devoção para com a S.S. Virgem, tinha por costume jejuar em todos os sábados e nas vigílias das festas de Maria Santíssima. Cepari, vida do santo P. II, § 20.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...