sábado, 5 de março de 2016

20 — Os santos Anjos amam as famílias verdadeiramente cristãs

Nota do blogue: Acompanhe esse Especial AQUI.


20 — Os santos Anjos amam as famílias
verdadeiramente cristãs
 

S. Antonino, que foi elevado à sede episcopal de Florença no ano de 1413, passando um dia pela paróquia de S. Ambrósio, viu, sobre uma pobre casinha de uma pobre rua, um festivo coro de Anjos. Sem trepidar, dirigiu-se à casa para ver quem nela moraria. Entrou, e viu uma pobre viúva com três filhas que descalças e mal vestidas se aplicavam ao trabalho.
Vendo tanto trabalho, e ao mesmo tempo tanta pobreza, exortou-as à confiança em Deus, e lhes prometeu auxílio. De fato deu ordens para que fossem socorridas abundantemente, e assim se fez.
Ora bem, passados tempos, passou o santo pela mesma rua e pela mesma casa. E que viu? Uma miséria ainda maior: sobre a casa tripudiavam demônios. Tomado de horror e de zelo, ainda desta vez atravessou a soleira da porta confiante e livremente, e se viu no meio de suas já conhecidas ovelhas. Pôs-se a interrogá-las, e descobriu que os subsídios que ele ordenara que lhes trouxessem, lhes havia trazido uma abundância a que não estavam habituadas, e que, abandonando o trabalho e a oração, passavam o tempo em divertimento e passeios mundanos.

Da primeira vez que o santo lá estivera, nada lhes havia narrado do que vira sobre a sua casa. Mas desta vez contou-lhes ambas as visões. “Vede, disse-lhes, quando em vossa casa reinava o trabalho e a oração, nela se compraziam os santos Anjos, qual se lhes fora causa de contentamento o vosso absoluto bem estar. Mas agora que com a ociosidade e a vaidade entrou nesta casa e aborrecimento pela oração, eis que nela se comprazem não os anjos e sim os demônios.” Continuou ainda a repreendê-las severa e paternalmente e acabou exortando-as a que santificassem o domingo com a oração, e os demais dias da semana com o trabalho. E reduziu-lhes a mais estreita medida as costumadas esmolas. (Bol. 2 de maio).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...