quinta-feira, 29 de julho de 2010

DEUS, ENAMORADO DA BELEZA DE MARIA

DA BELEZA DE MARIA
PARTE VII


DEUS, ENAMORADO DA BELEZA DE MARIA

Que poderia faltar ainda a esta coroa de incorruptível beleza que brilha na fronte da Imaculada Virgem?...

Ela aparece-nos verdadeiramente bela, e começamos agora a compreender o brado entusiástico do Espírito Santo: Tota pulchra es, amica mea, et macula non est in te.

Não é mais o louvor de um homem. É o amado falando à sua amada, o esposo à sua esposa, o imaculado à imaculada, o incorruptível à sua incorruptível, Deus à Virgem Maria.

Sois toda bela, "bela por natureza, mais bela pela graça, belíssima pela glória", diz ainda Hugo de São Vítor - Pulchra per naturam, pulchrior per gratiam, pulcherima per gloriam (De Assumpt.)

E o mesmo doutor, prosseguindo a continuação do mesmo texto, diz ainda:

"Maria é toda suavidade, a única bela em tudo, singularmente bela. Eis por que deve também ser belo o louvor a fazer a uma tão bela Virgem".

E como que em êxtase, à vista de tantas belezas acumuladas, o mesmo santo exclama, dirigindo-se ao autor de todas as Suas maravilhas:

"Ó Vós, que sois a própria beleza, dizei-nos qual a beleza de Maria. Louvai-Lhe a beleza, a fim de que Ela Se associe também a Vós, que sois a beleza incriada.

Ó Vós, que sois todo amor, dizei como é bela aquela que amais.

Ó Maria, Vós sois a digna do digno, a bela do belo, a pura do incorruptível, a elevada do Altíssimo, Mãe de Deus, esposa do Rei eterno! - O digna Digni, formosa Pulchri, munda Incorrupti, excelsa Altissini, mater Dei, sponsa Regis aeterni!"
(Hugo de São Vítor: De Assumpta Maria sermo egregius).

Escutemos ainda a série de elogios que o Espírito Santo dirige à beleza de Sua "Bem-amada", terminando este capítulo com alguns brados de admiração, brotados do coração dos santos.

"Com a Vossa graça e beleza, guiai-nos, aumentai em prosperidade e reinai. Filha de Jerusalém, Vós sois bela e resplandecente, terrível em Vossas vitórias, como um exército em ordem de combate. Do mesmo modo que a mirra escolhida, ó santa Mãe de Deus, espalhastes um odor de suavidade.

A graça derramou-se sobre Vossos lábios, e Deus Vos abençoou por toda a eternidade. Como pessoas em transportes de alegria são todos aqueles que em Vós residem, ó santa Mãe de Deus!

Nós Vos seguimos pelo odor de Vossos perfumes; as donzelas Vos amaram até ao extremo. Vós vos tornastes bela, e em Vossas delícias repleta de admirável doçura, ó santa Mãe de Deus!

Quem é aquela que aparece como a aurora ao despontar do dia, bela como a lua, resplandecente como o sol?...

Sou a Mãe do belo amor, do temor, da grandeza e da santa esperança!"

Quem poderá ainda balbuciar, após estes lisonjeiros encômios, que o Espírito Santo dirige a Maria pelos lábios da Igreja?... Todas as expressões de que se servem os santos padres, para mostrar a riqueza, a graça e a beleza interior de Maria, provam a impossibilidade em que nos achamos de descrevê-lA bem.

Segundo eles, Maria é:

"O abismo das infinitas grandezas de Deus". (S. João Crisóstomo)

"Um abismo de graças" . (S.J. Damasc. Orat. I de Nativ. B.V)

"Dotada de uma graça infinita". (S. Epiph. Orat. de B.V)

"O privilégio de Seus méritos é inexplicável". (S.Bern. Sermo 4 de Assumpt.)

"Todas as graças nEla irradiam, como naquela que, sozinha, possui um coração bastante vasto para contê-las todas". (S. Boaventura: in psalt)

"Ela possui todas as graças de que a liberalidade de Deus pode enriquecer e ornar uma alma". (S. Atanásio. Serm. de Deipar. 7)

"Mãe de doçura e de beleza". (S. Francisco de Assis)

"A graça fecunda da natureza humana". (S.J. Damasc. Serm. de Nat.)

"A mais bela e mais agradável de todas as belezas, o ornamento mesmo de toda beleza". (S. Jorge de Nicomed.)

"Vós sois toda bela, ó Maria, sois toda bela, não parcialmente, mas em tudo e por toda parte". (Idem: Contempl. Virg.)

"De fato, ó Maria, Vós reunis as belezas do corpo, as belezas de todas as virtudes, as belezas de todos os dons divinos, todas as belezas da glória, belezas sem mácula, sem defeito, inalteráveis, incorruptíveis, imortais, deslumbrantes, as mais excelentes, as mais apropriadas a encantar todos os espíritos e todos os corações". (P. de Gallifer: Excelência da devoção)

Eis a razão desta acumulação de graças na alma da Virgem Imaculada, que nEla faziam germinar as virtudes.

"O Altíssimo, diz S. Bernardo, criou em Maria, um céu a parte, um céu iluminado como que de um sol formado dos esplendores da sabedoria e do fulgor de todas as virtudes." (De B. Virg.)

Tudo o que os santos podem fazer é chegar aos pés de Deus, onde os vinte e quatro anciãos tiram as coroas e se prostram diante da Majestade do Altíssimo. Maria, porém, voa até os braços de Seu Muito-Amado, perto do Seu coração. É aí que está o Seu lugar, pois um único olhar Seu, um só anel de Seus cabelos, dizem os livros santos, feriu o coração do Monarca do Céu; ou, como diz ainda S. Bernardino de Sena, o coração de Maria parece cativar o coração de Deus, e tomá-lo de assalto.

"Uma jovem, não sei com que encantos, conquistou o coração de Deus".

"Quereis conhecer o número e a excelência das graças de que enriqueceu o Todo-poderoso a Sua Mãe santíssima? diz S.Pedro Damião... Dizei-me, se puderdes avaliar o que encerram os tesouros de Deus, dizei-me quantas perfeições divinas estão reunidas na Santíssima Trindade, e então eu responderei à vossa pergunta, pois poderei fazê-lo, dizendo-vos que a Santíssima Trindade se derramou toda inteira, expandiu-se totalmente no coração de Sua eleita. - In hujus utero, Majestas Altissimi mirabiliter liquefacta". (S.P. Dam Serm. de Annunt.)

E por que aconteceu tudo isto?...

Para excitar em nossos corações à chama do amor. Quem ama, torna-se mais puro. quem se dá, torna-se mais heróico; quem se expande, jamais se esgota!

Ó Maria, dai-me este amor! Inflamai-nos dessa paixão, a fim de que a nossa jamais se diferencie da Vossa!...

(Por que amo Maria, pelo Pe. Júlio Maria, continuaremos com a segunda parte deste capítulo: As belezas do coração de Maria)

PS: Grifos meus.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...