segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Aprendendo a costurar: Como fazer uma saia modelo evasê!

Saia Evasê

Todo modelo de saia é feito a partir do molde básico para saia reta, e hoje vamos modelar uma saia evasê que é aquela que vai se abrindo e forma um A.  Esse tipo de saia não possui pences, e as adaptações são iguais para frente e costas. Acompanhem o diagrama: (click nas fotos para ampliação)

* A partir do modelo básico, trace uma linha vertical A-B, que vai sair da ponta da pence e descer até a bainha. Feito isso, corte essa linha com a tesoura.
* Feche a pence no molde, unindo os dois pontos C. Quando fizer isso, o corte do molde vai se abrir e alargar a saia para baixo.
* Como a curva do quadril não se altera com o fechamento da pence, a cruva formada vai ficar muito aberta, então é necessária uma correção: marque 1cm para dentro do molde, no ponto D, fazendo o ponto D'.
* Desse ponto D', desça a reta lateral até o ponto E e suba uma curva suave até a cintura. Na imagem, a linha pontilhada mostra o risco original.
* Pra terminar, cole um papel por baixo da abertura do corte, e arredonde um pouco a ligação dos pontos B e B.
* O molde deverá ficar assim:

A saia pode ser cortada também sem costuras laterais, e o zíper pode ser montado tanto na costura lateral quanto numa costura no meio das costas ou na frente.

Outras adaptações podem ser feitas. Se quiser modelar uma pala é só medir um ponto da cintura até a altura desejada, como por exemplo a altura dos quadris, e daí riscar uma linha no formato desejado
Depois recorte.

Qualquer outra adaptação, para recortes e detalhes, podem ser feitos da mesma forma, é só "ler" o molde de acordo com o modelo escolhido.